Blog

Projeto Urbanístico de loteamento, o que é importante saber para desenvolver um?

Saiba quais são as principais disciplinas que afetam diretamente o projeto urbanístico.

No desenvolvimento de um projeto de loteamento, não é só o projeto urbanístico que define as características do projeto. Assim como em outras áreas, projetar um loteamento é uma tarefa multidisciplinar. Algumas equipes têm que trabalhar em conjunto para definirem o projeto com todas as suas características e particularidades.

Alguns projetos complementares afetam diretamente o desenvolvimento do projeto urbanístico. Outros não tem este impacto.

E por que é importante que o arquiteto que está desenvolvendo o projeto urbanístico entenda um pouco destas outras disciplinas?

Porque, elas afetam diretamente o desenho do projeto, a concepção do mesmo. Entender as principais características de cada disciplina ajuda a pensar no projeto. Afinal o desenho tem que levar em conta todas estas variáveis. O profissional por trás destas outras disciplinas pode te indicar o que você precisa considerar no projeto, o que precisa ser compatibilizado, mas caberá a você organizar toda a informação e fazer o melhor desenho, que se adeque a tudo isto. Por isto que é importante entender um pouco sobre estas outras matérias, ficará mais fácil fazer escolhas.

Se você projeta sem entender sobre estes outros aspectos, o seu desenho depois terá que ser todo compatibilizado pelos demais projetistas. Até aí não tem problema algum. A questão é se a compatibilização demandar não em pequenos ajustes, mas numa alteração grande do partido do seu projeto. De repente a mudança faz com que se perca o conceito inicial. Por esta razão é melhor entender o que impacta antes, de forma que você já conceba o projeto considerando estes fatores.

Desta forma o seu desenho será mais assertivo em relação a área.

Você sabe quais são as disciplinas que afetam diretamente o projeto urbanístico?

O que você precisa saber sobre cada uma delas para melhor projetar o loteamento?

Como o texto está muito longo, será dividido em 2 partes. O texto aqui apresentado trata das disciplinas que devem ser desenvolvidas antes do projeto urbanístico. É o que consideramos como as “bases” do projeto, porque são o guia norteador.

Levantamento topográfico

O levantamento topográfico deve ser o primeiro material que chega para desenvolver o projeto urbanístico. Ele é determinante porque ele quem demarca o terreno, indica corretamente os confrontantes, mostra todas as interferências físicas e ambientais.

Não adianta começar um projeto sem um bom levantamento topográfico. O risco é de você perder tudo o que fez se começar sem ele. As informações do levantamento devem ser precisas, porque ele é a base de todos os demais projetos e qualquer erro aqui, compromete todos os demais.

Ambiental

O estudo ambiental deve ser feito com base no levantamento topográfico. Com a indicação dos rios, brejos, valos, árvores, matas, serão demarcadas quais são as restrições ambientais.  Por isto o levantamento deve ser bem feito, se o rio não estiver no lugar certo, a restrição ficará errada.

O ideal é receber da equipe de ambiental uma planta indicando as restrições ambientais existentes na área. É interessante também que nesta planta eles indiquem o que é possível fazer de intervenção, se for possível fazer alguma intervenção, nem sempre é.

Por que é importante saber onde é possível fazer uma intervenção?

Porque de repente a área tem um rio que cruza toda a gleba. Em algum ponto será necessário cruzar o rio, que é algo permitido, mas é uma grande intervenção ambiental. Onde é o melhor ponto para fazer este cruzamento? Onde tem menos mata, onde não tem brejo, onde o impacto da travessia for menor.

Outra questão é como podemos tirar partido das restrições existentes para melhor aproveitamento? Por exemplo, se a área já tem uma mata, ela poderá ser doada como área verde. Será que dá para colocar um viário no entorno e tirar partido desta mata como um ponto importante do projeto?

Também é importante lembrar que nenhuma intervenção de obra pode afetar as áreas de preservação permanente, a menos que tenha sido feito o licenciamento disto. Por isto é sempre bom deixar um afastamento das ruas e lotes em relação a área verde, para que durante a obra não aconteça nenhum problema.

Conclusão

Mesmo depois de tudo o que foi falado acima, o assunto não está esgotado. Este é só um panorama geral do que é importante ter de conhecimento.

Até a próxima,

Tatiana Rocha

______________________________

Quer saber mais sobre o assunto:

-> Baixe gratuitamente o ebook 9 Passos para Projetar um Loteamento Urbano

-> Saiba sobre os cursos promovidos pela empresa na pagina do Projetando Loteamento