Blog

Elementos para a concepção de cruzamentos seguros

As ruas representam mais de 80% do espaço público nas cidades. Esta percentagem foi calculada pela NACTO, National Association of City Transportation Officials.

A Associação reúne mais de 20 cidades dos Estados Unidos. Sua função é compartilhar as melhores práticas de design urbano, tanto para o tráfego de veículos como para pedestres e ciclistas.

Sua mais recente publicação “Urban Street Design Guide”, ou em tradução livre “O Guia do Desenho Urbano de Ruas”, tem como objetivo oferecer orientações para o desenho urbano do sistema viário.

Estas orientações servem tanto para auxiliar o poder público a fazer correções que sejam necessárias, em locais que apresentam problemas, como alto índice de acidentes de trânsito, por exemplo; como também ao setor privado, das loteadoras e incorporadoras, a melhorar os projetos de loteamento ou intervenções no sistema viário que sejam feitas por causa do projeto.

Este guia sugere várias propostas para projetar paradas de carro, cruzamentos de veículos e de pedestres, todos de forma mais segura, além de indicadores para avaliar o desempenho de uma rua.

Faixas de Pedestres

De acordo com o guia: Não existir faixas de pedestres demarcadas é um desincentivo para caminhadas, e não é uma medida de segurança válida.

Posto isto, o ideal é fazer com que as faixas de pedestres ofereçam a segurança necessária à travessia.

Devemos ter em mente que uma rua segura para caminhar depende de vários fatores, incluindo a velocidade de circulação dos veículos, a quantidade de faixas de pedestres, a iluminação pública e o estado da calçada.

Também influencia a decisão se deve ou não executar uma faixa, a demanda projetada de circulação de pedestres e os pontos de interesse no entorno. Pensar nos percursos que serão percorridos é fundamental para determinar o traçado e a localização das faixas.

Cruzamentos

  1. Cruzamento convencional

Problema do cruzamento: como você pode ver na imagem abaixo, as faixas de pedestres tem pinturas estreitas; o rebaixo da calçada está desalinhado com a faixa de pedestres; os cruzamentos são muito distantes um dos outros.

Solução para o cruzamento: faixas de perdestes pintadas de forma a melhor identifica-las visualmente; o cruzamento tem menor distância, reduzindo o percurso do pedestre e diminuindo o conflito com os veículos; melhor visibilidade tanto para pedestres quanto para motoristas; aumento da calçada próximo ao cruzamento, ocupando parte do que seria a faixa de estacionamento de veículos, aumentando o conforto da travessia.

  1. Cruzamento no meio da quadra

Problema do cruzamento: em algumas avenidas ou ruas de maior movimento, onde existam pontos turísticos ou serviços e comércios que estão em lados opostos da rua, há mais conflitos para o cruzamento de pedestres.

Nestas situações é aconselhável identificar os pontos mais atrativos e implantar uma faixa de pedestre cortando o meio da quadra. Favorecer o cruzamento de pedestres é melhor do que ignorá-lo.

Além da implantação da faixa de pedestres no meio da quadra, outras medidas de segurança podem ser:

Solução para o cruzamento: definir uma área de detenção para os motoristas entre 0,50m a 1,50m, antes da travessia; fazer uma travessia elevada (lombo-faixa); sinalizar adequadamente a junção para incentivar os motoristas a reduzir a velocidade.

Aliás, a travessia elevada também pode ser muito bem empregada perto de escolas, hospitais e parques, que tem um fluxo de pedestres elevado, além de pessoas com mobilidade reduzida, crianças, idosos.

Estas são algumas das sugestões disponíveis no site da NACTO.

Quem tiver interesse em ver outras sugestões, dê uma olhada no site.

Até o próximo,

Tatiana Rocha

______________________________

Quer saber mais sobre o assunto:

-> Baixe gratuitamente o ebook 9 Passos para Projetar um Loteamento Urbano

-> Saiba sobre os cursos promovidos pela empresa na pagina do Projetando Loteamento